Qual o clima nos Estados Unidos?
Quem não ama viajar e conhecer novos lugares? Mas, para isso, precisamos compreender alguns aspectos básicos do país de destino. E o clima é um dos principais! Por isso, hoje queremos te explicar qual o clima nos Estados Unidos.
Afinal, esse é um dos países mais visitados do mundo, inclusive por estudantes que desejam fazer intercâmbio.
Dessa forma, a partir de agora você vai conhecer as características gerais do clima dos EUA. Veja como funcionam as estações do ano, as diferenças regionais e qual a melhor época para visitar ou estudar no país.
Como é o clima nos Estados Unidos?
Resumindo, os Estados Unidos possuem uma enorme variedade climática. É possível encontrar o clima polar no Alasca até o tropical na Flórida e Havaí. A maior parte do país, no entanto, apresenta clima temperado, com quatro estações bem definidas, confira:
- Norte e Nordeste: invernos rigorosos, com neve frequente e temperaturas negativas.
- Centro e Meio-Oeste: climas extremos, com verões quentes e invernos muito frios.
- Sul: invernos amenos e verões quentes e úmidos.
- Costa Oeste (Califórnia): regiões costeiras têm clima ameno, enquanto áreas desérticas são quentes e secas.
Assim, em um mesmo período do ano, é possível se deparar com neve em algumas regiões e com calor em outras!
Quais são as estações do ano nos EUA?
Nos Estados Unidos, as estações seguem o padrão do hemisfério norte. Ou seja, ocorrem em períodos opostos aos do Brasil. São elas:
- Primavera: Março a junho.
- Verão: Junho a setembro.
- Outono: Setembro a dezembro.
- Inverno: Dezembro a março.
Cada estação apresenta características bem definidas, especialmente nas regiões de clima temperado. Por exemplo, o outono é famoso pelas folhas alaranjadas que cobrem parques e ruas. Já o inverno é caracterizado pela neve abundante por lá.
Quando é verão e inverno nos EUA?
O verão norte-americano ocorre entre junho e setembro, com temperaturas que podem ultrapassar 35 °C em estados como Califórnia, Texas e Flórida. É a alta temporada para turismo, com parques e praias cheios, além de eventos tradicionais.
Já o inverno vai de dezembro a março. Estados do norte e nordeste, como Nova York, Michigan e Illinois, registram temperaturas negativas e fortes nevascas. Em contrapartida, estados do Sul, como Flórida e Texas, mantêm temperaturas mais amenas.
O clima muda muito entre as regiões dos EUA?
Sim, o clima muito bastante entre as regiões dos EUA. Viajar entre estados pode significar sair do frio extremo para o calor em poucas horas de voo. Isso acontece por conta da dimensão do território e das características geográficas do país.
Diferença entre Flórida, Califórnia, Nova York etc.
Agora vamos ver algumas diferenças entre os principais destinos dos EUA:
- Flórida: possui clima subtropical a tropical, sendo que os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos são amenos. É conhecida por ser ensolarada durante grande parte do ano, atraindo turistas para cidades como Orlando e Miami.
- Califórnia: apresenta clima mediterrâneo em regiões costeiras, como Los Angeles e San Diego. O local costuma ter verões secos e invernos chuvosos. O norte do estado, como São Francisco, é mais fresco, e o interior pode ser muito quente no verão.
- Nova York: tem clima temperado continental, com verões quentes e invernos frios e nevados, com temperaturas negativas.
- Texas: clima variado, com verões extremamente quentes, principalmente em cidades como Dallas e Houston.
- Alasca e Havaí: são extremos climáticos, sendo que o Alasca é gelado praticamente o ano todo, enquanto o Havaí é tropical e quente.
Como o clima impacta quem vai estudar ou morar nos EUA?
Para quem planeja estudar ou morar nos Estados Unidos, o clima influencia diretamente a adaptação e a rotina. Alguns impactos importantes são:
- Roupas: em estados frios, é essencial investir em roupas térmicas, casacos pesados e calçados apropriados para neve.
- Transporte: nevascas podem afetar voos e deslocamentos terrestres, inclusive paralisando completamente cidades do norte.
- Custo de vida: os gastos com aquecimento aumentam no inverno. Em regiões quentes, o custo com ar-condicionado no verão pode ser significativo.
- Lazer e atividades: o clima define as opções de lazer. Por isso que, em algumas regiões, esportes como esqui e snowboard são populares. Já no verão, praias, parques e festivais ao ar livre são os destinos favoritos.
Para estudantes, a escolha do destino pode impactar diretamente a experiência. Aliás, se você quer saber mais sobre intercâmbio nos Estados Unidos, clique aqui e aproveitem mais essa leitura!
Qual a melhor época do ano para fazer intercâmbio nos EUA?
Depende... A melhor época depende do objetivo e do perfil do estudante. Por exemplo, o verão é ideal para cursos curtos de férias e programas intensivos de inglês. Porém, como é alta temporada, o custo de vida também será mais alto.
Já o outono é considerado por muitos a melhor estação. As temperaturas são amenas, as paisagens ficam incríveis e os custos são mais baixos que no verão.
O inverno, por sua vez, é indicado para quem deseja vivenciar a experiência da neve. Ou ainda, estudar em destinos de esportes de inverno. Entretanto, é preciso estar preparado para o frio intenso em várias regiões. Por fim, a primavera é excelente para quem busca temperaturas agradáveis.
Se você tem o sonho de estudar nos EUA, dê prioridade para a questão do idioma. É fundamental dominar o básico do inglês para ter uma experiência única e sem contratempos no estrangeiro.
Assim, conte com a Fluencypass para encontrar o melhor curso de inglês online, de acordo com seu perfil. Tenha acesso a um método exclusivo, com ciclo completo para você falar inglês!
Clique no banner a seguir para conferir o Plano 196, um método validado para aprender o inglês essencial para sua viagem internacional em apenas 20 dias!