Preciso de visto para entrar nos Estados Unidos?

Nesse artigo você encontrará informações importantíssimas sobre o visto para os Estados Unidos, seja visto de turismo ou de estudante.


Curso de até 12 semanas e menos de 18 horas semanais

Se o seu curso nos EUA tem 12 semanas ou menos e tiver uma carga horária menor de 18 horas por semana ele é considerado como um "curso recreativo", portanto dessa forma você não tem necessidade de tirar o visto de estudante (F1) e pode entrar nos EUA com o visto de turismo mesmo (B1).

Dessa forma, indicamos que, caso ainda não tenha o visto americano de turista, entre em contato com algum despachante de vistos para que eles possam te auxiliar no processo. É possível tirar o visto de turista para os EUA sozinho, sem assistência, entretanto sabe-se que cerca de 40% dos vistos negados são por conta que os documentos não foram suficientes, estavam incorretos ou não condizentes entre si, e a assessoria te ajudaria nesse quesito.


A escola vai enviar uma carta de confirmação do curso, entretanto, não é recomendado que você apresente a carta da escola no momento da entrada nos EUA, pois afinal você estará entrando com o visto de turismo, não de estudante.

Entenda que você não ficará ilegal nos EUA por isso, essa recomendação de não mostrar a carta é por conta que pode acontecer de os oficiais da imigração bloquearem a sua entrada por achar que você está entrando para fazer um curso não-recreativo e com visto de turista, o que seria proibido.

Dessa forma, leve todos os demais documentos juntos em uma pasta para facilitar o processo na imigração.

Se você não fala muito bem inglês ainda, ao ser perguntado o motivo da viagem apenas diga que você está entrando para fazer turismo. Se você já entende e fala melhor o inglês, você pode explicar que você está entrando com o visto de turismo para fazer um curso recreativo, com menos de 18 horas semanais e com menos de 3 meses, por isso a não necessidade do visto de estudos.

De qualquer forma, recomendamos que você fale sobre os estudos apenas se achar realmente necessário, pois em geral falar que está entrando apenas para turismo já é suficiente se todos os outros documentos estiverem corretos.



Curso com mais de 12 semanas ou 18 horas semanais

Já se o seu curso tem mais de 18 horas semanais ou você estudará por mais de 12 semanas nos Estados Unidos, você precisará aplicar o visto de estudos (F1) aqui no Brasil.

Para isso, você precisará de um documento oficial da escola chamado I-20, que será enviado por correio express para a sua residência. 

Para a escola poder emitir um I-20, ela precisará do seu passaporte, de um comprovante de residência e de comprovantes financeiros mostrando que você tem em conta o valor necessário para pagar todo o curso e se manter nos Estados Unidos por todo o período de estudos e férias.


Visto para Dependentes

Para o governo americano, apenas cônjuges e/ou filhos são dependentes oficiais, portanto caso você vá viajar com seu(a) cônjuge ou filhos, cada dependente precisará de um visto F2.

O I-20 irá conter as informações dos dependentes, e por isso é importante enviar os passaporte dos mesmos para a emissão do I-20.

Além disso, a comprovação financeira será maior por conta dos dependentes.


Comprovação financeira para emissão do I-20

A comprovação financeira muda de escola para escola, mas a média você precisará comprovar USD 1.500,00 para o F1 e mais USD 750,00 para cada F2 por mês de curso.

Exemplo: estudar por 20 semanas (5 meses de estadia) com um dependente

Comprovação F1 = 5 x USD 1.500,00 = USD 7.500,00

Comprovação F2 = 5 x USD 750,00 = USD 3.750,00

 

Comprovação Total = USD 11.250,00 para todo o período.

Esse valor tem que estar disponível uma conta bancária no nome do estudante F1. 

Caso não esteja no nome do F1, será necessário assinar um termo de patrocínio entregue pelas escolas.


Aplicação Visto de Estudos

Juntamente enquanto a escola faz a aplicação, você precisa entrar em contato com alguma assessoria de vistos para que você tenha mais chances de ter o visto aprovado, como explicado acima.

O I-20 será entregue aqui no Brasil no endereço informado juntamente com uma outra carta de aceitação da escola, e após recebê-los você já poderá ir realizar a entrevista no consulado, que deve ser agendada.

O seu assessor de visto irá te auxiliar com relação ao quê falar na entrevista e o que exatamente levar para a ocasião.

 

Após a entrevista você precisará aguardar o prazo da aprovação/negação do visto. Caso seja aprovado, você será informado pelo seu assessor. 

Com isso você já estará pronto para viajar, lembre-se de levar todos os documentos em uma pasta, inclusive o I-20, pois você deverá apresentar o I-20, o visto F1 e a carta da escola no momento de passar na imigração.

Com o visto de estudantes (F1) você pode entrar até 30 dias antes do início do seu curso. Caso queira entrar com mais antecedência que 30 dias você terá que entrar utilizando um visto de turismo (B1).

Caso o seu visto seja negado você pode tentar fazer uma nova aplicação.

Caso você não queira fazer uma nova aplicação iremos te ajudar a escolher um outro destino e escola para que você ainda possa realizar o seu intercâmbio!