ETA para o Reino Unido

Tudo o que você precisa saber

O que é o ETA?

As Autorizações Eletrônicas de Viagem (ETAs, na sigla em inglês) estão sendo introduzidas para visitantes do Reino Unido que atualmente não precisam de visto para estadias curtas ou que ainda não possuem um status de imigração no Reino Unido. Esta abordagem foi recentemente informada e aplicada pelo governo, no qual entrará em vigor a partir do dia 08/01/2025.

Um ETA é uma permissão digital para viajar – não é um visto e não garante entrada no Reino Unido – o ETA não passa de uma autorização para viajar no pais.

Solicitar um ETA é rápido e simples. Os visitantes devem solicitá-la com antecedência e verificar no site GOV.UK quando que pode ser realizado.

Um ETA  permite múltiplas viagens ao Reino Unido para estadias de até seis meses por vez, durante dois anos ou até que o passaporte expire.

A introdução das ETAs está alinhada com a abordagem adotada por muitos outros países em relação à segurança nas fronteiras, incluindo os Estados Unidos e a Austrália, e ajuda a prevenir a chegada de pessoas que representem uma ameaça ao Reino Unido.

Por que o ETA foi implementado?

O objetivo principal do ETA é fortalecer a segurança fronteiriça e agilizar o processo de imigração. Com o ETA, as autoridades britânicas podem verificar informações sobre os viajantes antes da chegada ao país, identificando potenciais riscos à segurança.


Como solicitar o ETA?

Informações sobre quem pode obter uma ETA e como solicitá-la antes de vir para o Reino Unido estão disponíveis no site GOV.UK.


A maneira mais prática e rápida de solicitar uma ETA é por meio do aplicativo "UK ETA", que pode ser baixado na Google Play Store ou na Apple App Store. Também é possível realizar o ETA através do próprio site do governo britânico

Os solicitantes geralmente recebem uma decisão em até três dias úteis, mas podem obter uma resposta mais rápida se usarem o aplicativo UK ETA. 

Para solicitar uma ETA, é necessário:

  • Pagar uma taxa de £10,00
  • Fornecer detalhes de contato e do passaporte;
  • Enviar uma foto válida que esteja de acordo com as regras para fotos digitais no site GOV.UK;
  • Responder a uma série de perguntas.

OBS: Qualquer viajante precisará do ETA, o que incui bebes e crianças.

Mais detalhes em: https://www.gov.uk/guidance/apply-for-an-electronic-travel-authorisation-eta#how-much-it-costs


Os ETAs são necessários para aqueles que estão em trânsito pelo Reino Unido? Se sim, por quê?

Fortalecer a segurança nas fronteiras é uma das principais prioridades do Governo. As ETAs nos fornece uma compreensão abrangente sobre quem está viajando para o Reino Unido e dá ao governo a capacidade de impedir a viagem de pessoas que representem uma ameaça, incluindo aquelas em trânsito pelos aeroportos do Reino Unido.

Exigir que passageiros em trânsito obtenham uma ETA evita que pessoas utilizem voos de conexão para evitar obter permissão para viajar ao Reino Unido. O governo confirma estar monitorando e revisando essa medida continuamente.


Quanto tempo leva para obter o ETA?

A aprovação do ETA geralmente demora um prazo de até 3 dias úteis mas, indicamos altamente que seja realizado com antecedência para fim de evitar imprevistos.


Quanto tempo o ETA é válido?

A validade do ETA é de dois anos ou até a data de expiração do seu passaporte.


Dicas importantes:

Verifique a elegibilidade: Antes de iniciar a solicitação, certifique-se de que você se enquadra nos requisitos para obter o ETA.

Tenha em mãos os documentos necessários: Prepare seu passaporte válido e as informações sobre sua viagem.

Pague a taxa: A taxa do ETA de £10,00 deve ser paga no momento da solicitação.
Imprima o ETA: Após a aprovação, imprima uma cópia do seu ETA e leve-o com você durante a viagem.


Onde obter mais informações?

Para obter mais informações sobre o ETA e realizar a solicitação, visite o site oficial do governo britânico.

Em resumo:

O ETA é um novo documento obrigatório para brasileiros que desejam visitar o Reino Unido. Ao se preparar para sua viagem, não se esqueça de solicitar o ETA com antecedência para garantir uma entrada tranquila no país.

Lembre-se: As informações aqui apresentadas são de caráter geral e podem ser atualizadas. Consulte sempre as fontes oficiais para obter as informações mais precisas e atualizadas sobre o ETA.