Como obter?
ID card
Começando pelo documento que irá facilitar a sua vida enquanto estiver na Austrália. O ID card facilitará para você que que ir para shows, compra de conteúdos alcoólicos, para passar no médico e até mesmo provar seu ID como uma pequena empresa ou dono de um home office! Estou falando do keypass card. Antes de entendermos exatamente o que é o Kaypass card é importante entender como funcionam as ID cards.
O documento de identidade australiano pode ser solicitado por qualquer pessoa que esteja morando no país, mesmo que temporariamente, e é uma ótima opção caso você não queira ficar andando com seu passaporte, para não correr o risco de perdê-lo.
Por ser um documento completo, com foto, data de nascimento e endereço, a carteira de identidade australiana é aceita nos mais diversos lugares e para os mais diversos fins.
O nome e layout do documento variam de um estado para o outro, mas ele é fácil de ser solicitado seja onde você estiver, como por exemplo o NSW photo card (New South Wales), então para diversas regiões da Austrália o procedimento para a obtenção da identidade australiana vai variar também. No entanto existe um que se destaca e que pode ser usado em qualquer canto do país. O Keypass card.
O Keypass card ou Keypass ID é um documento chamado na Austrália de ‘prova de idade’ ou identidade que pode ser usado em todos os estados do país.
Para fazer o pedido do seu Keypass Card você terá que preencher um formulário com seus dados e reunir uma combinação de documentos que comprovem sua identidade e endereço (em caso de documentos que não sejam em inglês, eles devem ser traduzidos), como por exemplo passaporte, carteira de estudante e cartão do banco. Caso você tenha mudado de nome é necessário levar o documento que comprove essa mudança, como certidão de casamento ou de divórcio, por exemplo. Com o formulário preenchido e os documentos originais em mãos, você deve ir até o Australia Post mais próximo, onde vão tirar sua foto que será impressa na ID, pagar a taxa de aproximadamente A$39.95 (valor integral), escolher a forma de entrega, se expressa (A$10) ou regular (gratuita) e aguardar chegar no endereço informado.
Carteira de motorista
Para você que pretende dirigir quando chegar na Austrália, eu trago ótimas notícias! O governo da Austrália permite que brasileiros utilizem a carteira nacional de habilitação (CNH) acompanhada de uma tradução juramentada em inglês e do passaporte original. Você consegue fazer o processo de tradução juramentada com a National Accreditation Authority for Translators and Interpreters (NAATI) ou tirar no DETRAN a PID (Permissão Internacional para Dirigir). É importante citar que para cada país, as regulamentações a respeito das leis de tráfico irão variar e não só por localização mas, também com o seu tempo de estadia. Por exemplo, em New South Wales só é permitido dirigir usando uma carteira internacional durante três meses. Após esse tempo será necessário tirar a carteira de motorista no próprio país.
O Brasil, por dirigir na mão direita (e do lado esquerdo do carro), não entra na lista de países com experiência de direção reconhecida. Mesmo assim, no país com a nossa carteira. Na maioria dos Estados, o motorista pode usar a carteira brasileira durante o mesmo que durar o visto de visitante (turista ou estudante). Passado este período, caso o tipo de visto mude (residente ou trabalho) ou o documento brasileiro expire, ele é obrigado a aplicar para a carteira do Estado onde está residindo, fazer um teste teórico e um teste prático. No entanto, você não começará necessariamente do primeiro estágio. O que vai determinar qual tipo de licença você vai pegar é o tempo de carteira que tem no Brasil. Por exemplo, no Estado de New South Wales, se você já tem mais de três anos de experiência como motorista no Brasil, você pode pegar direto a “full licence” na Austrália, basta passar nos testes.