Mudanças no processo de visto em Malta para cursos acima de 90 dias

Se você está planejando estudar em Malta por um período superior a 90 dias, é importante estar atento às novas regras para a aplicação do visto de estudante. 

A partir de 1º de Maio de 2024, todos os estudantes que reservarem mais de 12 semanas e entrarem em Malta necessitando de um visto de longa duração  (Visto D), precisarão aplicar o visto do Brasil  (alunos que desejam ir a Malta para estudar por até 12 semanas, podem viajar como turistas e não há necessidade de aplicar para um visto, como já o fazem).

Quais as vantagens para o novo processo de visto de estudante em Malta?
- Os alunos que viajarem com o visto de estudante, poderão trabalhar part-time enquanto estudam desde o primeiro dia em Malta. (desde que tenham uma job offer)
- Podem viajar dentro do espaço Schengen desde o primeiro dia, ou seja, é um visto de múltiplas entradas (dentro do prazo de estudo)
- Alunos com 24 semanas ou mais de curso, não necessitam mais apresentar voo de volta. (alunos com visto de estudante entre 13-23 semanas necessitam apresentar o ticket aéreo de ida e volta).


Com qual antecedência os alunos devem iniciar o processo de aplicação de visto?
Só é possível aplicar para o visto prévio 12 semanas antes de data de início de seu curso e o recomendado é que tenha 8 semanas pelo menos


Quanto custa a taxa de visto?
EUR 160


Quem será responsável pelo processo de aplicação?
Os alunos serão responsáveis por todo o processo de aplicação. Será fornecido o suporte da escola durante o processo para o aluno conseguir aplicar para o visto. Todos os alunos agora poderão agendar consultas no escritório da VFS e pagar as taxas de visto diretamente, em vez de através da escola.

Para que os alunos se inscrevam por meio de serviço estendido, eles precisam seguir um curso de no mínimo 15 semanas (105 dias).

Abaixo, encontre o procedimento sobre como criar uma conta:
1. Acesse https://identita.gov.mt/central-visa-unit-visa-extended-service-branches/
2. Escolha seu país de residência.
3. Clique em “Link do aplicativo”
4. Siga as instruções para criar uma conta, ativá-la e proceder ao agendamento.
5. Após o agendamento, o aluno deverá entrar em contato conosco e fornecer os seguintes dados: Nome e Sobrenome, Número do Passaporte e tipo de Visto solicitado (Padrão ou Estendido)

Algumas escolas aceitarão realizar o processo de visto por uma taxa administrativa. O valor pode variar de acordo com a escola contratada

Os seguintes documentos são necessários para a reunião no escritório da VFS:
1. Formulário de inscrição.
2. Original e cópia do passaporte: São necessárias fotocópias de todas as páginas, inclusive páginas em branco (com validade mínima de 8 meses).
3. Seguro médico estudantil: Seu seguro médico estudantil deve cobrir toda a estadia no Espaço Schengen (incluindo datas de viagem) com cobertura de pelo menos 30.000 EUR para despesas de internação e creche, deve ser válido para fins de estudo. Apresentar a cópia do seguro juntamente com o original, garantindo referência clara à identificação do aluno e cópia do documento de identificação.
4. Extrato bancário: Forneça transações dos últimos 3 meses em euros + um certificado bancário recente, mostrando fundos suficientes para cobrir 75% do salário mínimo nacional de Malta para cada mês de estudo. Indicar claramente o aluno como titular da conta e fornecer um número de identificação, como passaporte ou carteira de identidade nacional, juntamente com uma fotocópia do documento referido pelo número de identificação.
- Caso o aluno seja apadrinhado é necessária cópia da identificação do patrocinador (frente e verso) e carta de declaração assinada pelo patrocinador:
• Estabeleça claramente a relação entre o aluno e o patrocinador.
• Identificar o método de como os fundos serão acessados ​​pelo aluno.
• Mostrar o número da conta do patrocinador.
5. Fotocópia do cartão de crédito/débito a utilizar para levantamento de dinheiro + recibo original do multibanco. (O cartão bancário deve ser do mesmo extrato bancário enviado)
6: Dados do alojamento: Fornecer confirmação de reserva das primeiras 14 noites e comprovativo de pagamento.
7: Reservas de voos: Duas semanas no máximo antes da data de início do curso. (Não são necessários bilhetes de volta para cursos com duração superior a seis meses).
8: Formulário GDPR.
9: Carta de matrícula escolar: Especifique a duração do curso, horas semanais e comprovante de pagamento do curso.
10: Duas fotos para passaporte de acordo com os padrões da ICAO.


Especificações das fotos do passaporte:

Os candidatos devem enviar 2 fotos de passaporte conforme especificado pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional)

1. Use fundo branco claro simples.
2. A foto não deve ter mais de 6 meses.
3. Imagem não inclinada (estilo retrato) mostrando claramente ambas as bordas do rosto.
4. Feche a cabeça e o topo dos ombros de modo que o rosto ocupe 70–80% da fotografia.
5. A pessoa fotografada deve ter expressão neutra e manter a boca fechada.
6. Os olhos devem estar abertos e claramente visíveis.
7. Foto com foco nítido e claro.
8. A foto deverá ser impressa em papel de alta qualidade e alta definição.
9. A foto deve mostrar a pessoa sozinha, sem outros objetos ou pessoas ao fundo.
10. As dimensões da imagem devem ter pelo menos 240 pixels de largura por 320 pixels de altura. Uma imagem menor será rejeitada. Por exemplo, uma foto com 235 pixels por 320 pixels não é válida.
11. Por outro lado, a foto deve manter dentro dos limites a proporção de 3,5 cm x 4,5 cm (largura x altura). No entanto, uma imagem de 250 x 340 pixels seria válida, mas não uma de 290 x 340 pixels.
12. Por fim, o peso da imagem (tamanho em Kbytes) nunca poderá ser superior a 120 Kbytes.
13. A resolução de uma imagem é medida em DPI (pontos por polegada) e é usada principalmente para controlar a qualidade de impressão. Portanto, maior resolução significa melhor qualidade de impressão.
14. A resolução das fotos deve ser de 300 dpi.

Não são permitidas fotos com cocar, salvo se justificadas por motivos religiosos; neste caso você deve ver claramente os contornos do rosto, desde a base do queixo até a testa junto com ambos os lados do rosto.


Para menores, são necessários os seguintes documentos adicionais:


• Certidão de Nascimento (legalizada e traduzida em inglês).
• Uma cópia do passaporte dos pais.
• Carta de consentimento dos pais (legalizada e traduzida em inglês).


PROCESSO DE VISTO
- Uma vez que, todos os documentos tenham sido enviados para o govern será feito o agendamento da entrevista do aluno no centro da VFS em nome do estudante.
- Uma vez que confirmada a entrevista, o aluno deve se direcionar pessoalmente a uma unidade oficial da VFS portando um passaporte válido.

IMPORTANTE: Após a confirmação da entrevista, não será possível reagendar e a taxa de visto.
- O aluno será avisado pelo VFS de quando poderá recolher/receber seu passaporte com o visto.
- O aluno com endereço no Brasil, poderá solicitar a VFS que o envie o passaporte em seu endereço (uma Courier fee adicional deverá ser paga para a VFS pelo estudante)

Para os alunos já matriculados, com datas de início entre os meses de Março e Abril 2024, haverá flexibilização nas regras e esses poderão ainda viajar e fazer o processo de extensão de visto em Malta. (para os alunos com cursos iniciando a partir de 01/05/2024 a frente, sugerimos seguirem de acordo com as regras acima).