Mudanças no processo de visto em Malta para cursos acima de 90 dias

Se você está planejando estudar em Malta por um período superior a 90 dias, é importante estar atento às novas regras para a aplicação do visto de estudante. 

A partir de 1º de Maio de 2024, todos os estudantes que reservarem mais de 12 semanas e entrarem em Malta necessitando de um visto de longa duração  (Visto D), precisarão aplicar o visto do Brasil  (alunos que desejam ir a Malta para estudar por até 12 semanas, podem viajar como turistas e não há necessidade de aplicar para um visto, como já o fazem).

Quais as vantagens para o novo processo de visto de estudante em Malta?
- Os alunos que viajarem com o visto de estudante, poderão trabalhar part-time enquanto estudam desde o primeiro dia em Malta. (desde que tenham uma job offer)
- Podem viajar dentro do espaço Schengen desde o primeiro dia, ou seja, é um visto de múltiplas entradas (dentro do prazo de estudo)
- Alunos com 24 semanas ou mais de curso, não necessitam mais apresentar voo de volta. (alunos com visto de estudante entre 13-23 semanas necessitam apresentar o ticket aéreo de ida e volta).


Com qual antecedência os alunos devem iniciar o processo de aplicação de visto?
Só é possível aplicar para o visto prévio 12 semanas antes de data de início de seu curso e o recomendado é que tenha 5 semanas pelo menos


Quanto custa a taxa de visto?
EUR 160


Quem será responsável pelo processo de aplicação?
As escolas de Malta serão responsáveis por todo o processo de aplicação inicial. Os alunos, deverão se apresentar juntamente com o passaporte original e válido a unidade da VFS Global de São Paulo para o processo final.

Quais documentos serão solicitados para o processo de visto?
- Formulário de solicitação de visto, devidamente preenchido e assinado pelo solicitante;
- Passaporte;
- 1 Foto digital, tamanho e padrão do passaporte, fundo branco;
- Carta de aceitação da escola;
- Comprovante de pagamento do curso em totalidade e das 2 primeiras semanas de acomodação;
- Comprovante de pagamento da taxa de visto;
- Extrato bancário sendo: 26 Euros por dia se o aluno tem acomodação particular
ou 18 Euros por dia se o aluno tem acomodação reservada com a escola;
- Extrato do banco com movimento dos últimos 3 meses (não há exigência de estar em inglês, desde que o montante seja convertido para EUR).  Se o aluno tiver um sponsor, os documentos seguintes devem ser apresentados: Extrato bancário dos últimos 3 meses, carta de patrocínio em inglês assinada e com firma reconhecida, cópia do passaporte ou ID do patrocinador.
- Seguro Médico internacional (cobertura de no mínimo EUR30K e repatriação em caso de falecimento), apólice em Inglês
- Cópia completa do passaporte (todas as páginas carimbadas)
- Ticket aéreo (ida e volta para alunos entre 13 e 23 semanas) Para alunos com 24 semanas ou mais somente o aéreo de chegada é suficiente. Os e-tickets necessitam estar em
Inglês.
- Comprovante de reserva da acomodação (para no mínimo as 14 primeiras noites)

Menores de idade

- Certidão de nascimento (oficial e traduzida juramentada em Inglês)
- Cópia do passaporte dos pais;
- Carta de consentimento dos país (assinada com firma reconhecida e em Inglês)

* Informações e lista de documentos sujeitos a alteração.

PROCESSO DE VISTO
- Uma vez que, todos os documentos, tenham sido enviados para a escola, eles enviarão  todos os documentos no sistema oficial da VFS e será feito o agendamento da entrevista do aluno no centro da VFS em nome do estudante.
- Uma vez que confirmada a entrevista, o aluno deve se direcionar pessoalmente ao centro oficial da VFS em São Paulo, portando um passaporte válido.

IMPORTANTE: Após a confirmação da entrevista, não será possível reagendar e a taxa de visto em muitas vezes pode não ser reembolsável, dependendo da escola.
- O aluno será avisado pelo VFS de quando poderá recolher/receber seu passaporte com o visto.
- O aluno com endereço no Brasil, poderá solicitar a VFS que o envie o passaporte em seu endereço (uma Courier fee adicional deverá ser paga para a VFS pelo estudante)

Para os alunos já matriculados, com datas de início entre os meses de Março e Abril 2024, haverá flexibilização nas regras e esses poderão ainda viajar e fazer o processo de extensão de visto em Malta. (para os alunos com cursos iniciando a partir de 01/05/2024 a frente, sugerimos seguirem de acordo com as regras acima).