Curso de até 12 semanas
Se o seu curso para Malta tem duração de até 12 semanas, você não precisará tirar o visto de estudante. Os brasileiros possuem o direito de ficar nos países do Tratado de Schengen da Europa por um período máximo de 90 dias sem visto, considerado, assim, como entrada de turista, por isso você não precisa se preocupar com nenhum tipo de visto para até 12 semanas de viagem!
Dentro desse período você pode inclusive viajar para outros países dentro do Tratado de Schengen, digamos que 90 dias é a sua permissão de turista em todo o território Europeu, por isso se esse for o tipo da sua entrada, é importante que você tenha em mãos as suas passagens de entrada e de saída da Europa, para que o oficial da imigração entenda que você tem intenção de ficar apenas o tempo permitido.
Curso com mais de 12 semanas
Se o seu curso para Malta tem duração maior de 12 semanas, você precisará tirar o visto de estudante lá em Malta (pois não há representação diplomática de Malta no Brasil).
Como explicado acima sobre a entrada de turista, mesmo que o seu curso tenha mais de 12 semanas, na imigração você terá que apresentar uma carta da escola e passagens aéreas de saída da Europa dentro desse prazo limite de 90 dias. Apenas no início do seu segundo mês de estudos você precisará aplicar para o visto de estudantes lá em Malta mesmo.
Você precisará ir pessoalmente no Department of Citizenship and Expatriate, em Valletta. Não há reservas de horários: para ser atendido, é só chegar e pegar a fila.
A recomendação é de que a requisição seja feita faltando até 45 dias antes de vencer o prazo de 90 dias (por isso indicamos no início do segundo mês depois da chegada). A emissão do visto é demorada, por isso é preciso solicitá-la com antecedência.
No ato da entrega da documentação, você receberá um comprovante da sua legalidade no país, que só é válido em território nacional. Ou seja, você não poderá viajar para outros países até a entrega da documentação oficial.
Documentos para aplicação do visto de estudos em Malta:
- Formulário de pedido de visto;
- Pagamento da taxa de € 25,00 – pagar no departamento;
- Passaporte válido, no mínimo de seis meses da data de retorno para o Brasil;
- Fotos digitais que serão feitas na requisição de extensão de visto;
- Passagem aérea de regresso para o Brasil;
- Comprovação de dinheiro: dinheiro em moeda conversível; ou cheques de viagem; ou cartão de crédito internacional; ou qualquer outro meio que garanta recursos em divisas (48 euros / dia, conforme legislação em Malta). Se estiver sendo bancado por parentes ou empresa levar uma carta escrita em inglês explicando o patrocínio e uma cópia do extrato bancário atualizado;
- Carta de aceitação da instituição de ensino, indicando o direito à admissão e detalhes no curso a ser realizado;
- Reserva de hotel ou contrato de aluguel de um imóvel como apartamento ou casa. No caso de ficar em casa de família ou em uma instituição de ensino, o requerente deve apresentar uma declaração escrita pelo anfitrião (em inglês) que comprove o compromisso de sua acomodação;
- Certificado internacional de vacinação da Anvisa contra a febre amarela (Obs: a vacina deve ser tomada, no mínimo, 15 dias antes da viagem);
- Seguro médico de viagem – válido em todos os Estados-Membros de Schengen e com cobertura para todo o período da permanência. Cobertura mínima de 30 mil euros.
Após o Departamento em Malta analisar eles irão aprovar ou rejeitar o visto de estudos. A taxa de reprovação é bem baixa pois as escolas auxiliam com a documentação para o visto.
Apenas após receber o documento de aprovação do visto você deverá solicitar a alteração de datas das passagens aéreas.
Caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui e nos envie uma pergunta!